Filtrar


Questões por página:
As questões referentes a legislação e currículo mereceram destaque no trabalho de Moreira e Candau (2007), no qual se analisa que a liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientam e lhes possibilitam a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade com a parte comum do currículo, bem como com sua parte diversificada. Para esses autores, faz-se necessário atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes, olhando de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização interna. Torna-se fundamental permitir que todos os envolvidos se questionem e busquem novas possibilidades para o currículo. Essa questão se torna primordial quando da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2017), pois essa Base se articula à estruturação dos currículos em cada escola: ambas têm papéis complementares para assegurarem as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo
Dominar a leitura e a escrita, a linguagem matemática, os conceitos da história, da geografia e das ciências é o objetivo imprescindível de qualquer sistema educacional básico, mas somente terá real significação se estiver integrado a um projeto de educação:

As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas.


O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir:

No que se refere às características da proposta curricular, indique a alternativa correta:
I. A organização curricular conduz o projeto pedagógico. II. Levam-se em consideração os fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais epistemológicos e pedagógicos. III. Permite a formulação de um currículo oficial. IV. Atende a objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação da aprendizagem etc.

Sobre o currículo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Traz de forma explícita ou implícita as relações de poder da sociedade que se traduzem na escola.

II. É a relação de conteúdos a serem desenvolvidos.

III. É o conjunto das atividades nucleares da escola.