Questões de Concurso
Filtrar
144 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 29
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
Julgue o item que se segue.
O currículo é compreendido como o fruto de uma construção coletiva e democrática. Ele visa a definir os conhecimentos a serem aprendidos e ensinados pelos alunos, assim como a permitir as práticas educativas críticas, reflexivas e contextualizadas. Dessa forma, o currículo deve prever ações educativas pautadas na dialogicidade, as quais representam um ato primordial na busca do conhecimento daqueles que fazem o processo educativo no seu dia a dia.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
Julgue o item que se segue.
Dentro das discussões acerca do currículo, o conceito de hermenêutica mostra-se relevante, pois ela se propõe a compreender o fenômeno, definido como tudo aquilo que se mostra, se apresenta, seja este quantificável ou não.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
As Teorias Críticas afirmam que o currículo escolar produz relação de gêneros, pois nele predomina a cultura patriarcal. Essas teorias criticam a desvalorização histórico-cultural de grupos étnicos, os conceitos de modernidade e afirmam que toda teoria pedagógica é neutra.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes.