Filtrar


Questões por página:

“Assim como as tradições que definem o que é currículo, o currículo é, ele mesmo, uma prática discursiva. Isso significa que ele é uma prática de poder, mas também uma prática de significação, de atribuição de sentidos. Ele constrói a realidade, nos governa, constrange nosso comportamento, projeta nossa identidade, tudo isso produzindo sentidos”. (LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez,2011).


A partir da visão pós-estruturalista das práticas curriculares de poder e significação, é correto afirmar que o currículo:

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo.


Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:

Um projeto curricular adequado não pode deixar de incluir em seu processo de elaboração

Existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. Assim, certas formas de organizar os conteúdos tomam como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias. (...) No outro lado está o modelo de organização de conteúdos que nos oferecem os métodos globalizados.”


Correlacione as formas de organização do currículo, apresentadas a seguir, às suas respectivas características.

1. Currículo centrado em disciplinas

2. Currículo centrado em áreas

( ) Os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza em multidisciplinares, interdisciplinares, pluridisciplinares etc.

( ) O alvo e o referencial organizador é o aluno segundo suas necessidades educativas.

( ) Os conteúdos das atividades das unidades didáticas passam de uma matéria para outra sem perder a continuidade.

( ) Os processos e conceitos fundamentais determinam a escolha e a organização dos conteúdos e dos métodos de ensino e aprendizagem.


Assinale a opção que apresenta a correlação correta, segundo a ordem apresentada.

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”


Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.