Questões de Concurso
Filtrar
134 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Nesse sentido, a Educação Infantil tem como finalidade desenvolver a criança integralmente, nos aspectos
Disciplina:
Pedagogia
Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O autor Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, A História Social da Criança e da Família, o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Pedagogia
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo.
I. Uma criança, geralmente, forma seus primeiros vínculos de vida com os pais, cuidadores e pessoas próximas, na fase do desenvolvimento que corresponde à primeira infância.
II. A divisão do ciclo do desenvolvimento humano em etapas não recebe influência da cultura e da sociedade.
III. Os traços de personalidade tornam-se relativamente mais consistentes durante a vida adulta.
IV. Fatores ambientais e hereditários influenciam o processo de desenvolvimento humano.
Marque a opção com a sequência correta, de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Tendo em vista a intencionalidade educativa no processo pedagógico na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que o(a) educador(a) deve
Disciplina:
Pedagogia
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde quando nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.)
Sobre o eixo temático “movimento”, descrito no documento referenciado para a educação infantil, assinale a afirmativa correta.
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.)
Sobre o eixo temático “movimento”, descrito no documento referenciado para a educação infantil, assinale a afirmativa correta.