Filtrar


Questões por página:
Alguns estudos revelam a importância da boa relação entre as instituições de Educação Infantil e as famílias das crianças para que ocorra um pleno desenvolvimento. Sabendo disso, quais são as implicações da frequência de crianças de 0 a 5 anos em instituições de Educação Infantil para as práticas familiares e o desenvolvimento infantil?
Marque a alternativa correta?
Considerando a evolução histórica da concepção de infância, desde a visão da criança como um 'mini adulto' no período medieval até a contemporaneidade, assinale a alternativa que destaca as mudanças significativas ocorridas, enfatizando o papel da família e da escola neste processo:
Saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites é central para a conquista da autonomia. Assim, desde muito cedo, as crianças devem ter a possibilidade de:
Diferente das concepções inatista e empirista, a corrente construtivista do pensamento educacional explica que os conhecimentos da criança são efetivamente construídos por meio de:
O planejamento é uma construção da equipe pedagógica, é fruto de uma discussão e elaboração mais ampla que envolve toda a instituição. Ao planejar a rotina cotidiana, leva-se em conta também o planejamento institucional, os combinados com todos os membros da equipe e os projetos comuns. Em relação à organização do tempo e espaço, o planejamento pedagógico precisa atentar que é: