Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Parecer 20/2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), de caráter mandatório, orientam a formulação de políticas, incluindo a de formação de professores e demais profissionais da Educação, e também o planejamento, desenvolvimento e avaliação pelas unidades de seu Projeto Político-Pedagógico e servem para informar às famílias das crianças matriculadas na Educação Infantil sobre as perspectivas de trabalho pedagógico que podem ocorrer. Esse documento adota algumas definições importantes que constam de referido Parecer. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição para criança, de acordo com o documento em comento.
Ao planejar uma atividade para creche com bebês de zero a um ano e seis meses, com o campo de experiência “o eu, o outro e o nós”, Tia Amélia estabeleceu como conteúdo “sentimentos e emoções”, considerando a habilidade: “comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão”. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo possível para essa atividade.
Os campos de experiência são possibilidades significativas para o desenvolvimento integral das crianças. A partir desses, cada escola poderá ampliar outras experiências, contemplando as curiosidades e peculiaridades de cada faixa etária. São campos de experiências que devem ser contemplados na metodologia de projetos na educação infantil, por ocasião do planejamento e organização das atividades, exceto:
Rodrigo Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi (2017) definem a pedagogia do cotidiano como:

1. Uma forma de entender que as crianças aprendem pela via da vida cotidiana, por meio “dos encontros, atividades, dificuldades e sucessos, a partir de um repertório de práticas”. (Brougère,2012, p.17)
2. Um modo de valorização e de promoção da miríade de experiências vivenciadas por meninos e meninas na vida diária da escola.
3. Uma potente possibilidade de construir indicadores para a ação pedagógica na creche e na pré-escola que tomem, como eixos norteadores do planejamento, as interações, as brincadeiras e as maneiras peculiares como as crianças investigam, experimentam e constroem conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ao versar a respeito das narrativas do cotidiano, os autores Rodrigo Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi (2017) sinalizam que:

“Temos apostado na perspectiva de defender uma pedagogia do cotidiano, pois a entendemos “como uma unidade de inteireza da vida constituída por diversos fios – temporalidades, espacialidades, relações, linguagens – que se estabelecem na escola”.
Carvalho; Fochi,2016, p.166.

Em tal perspectiva, convém esclarecer que a pedagogia do cotidiano se sustenta nas contribuições teóricas do campo: