Filtrar


Questões por página:
Em sua prática, o professor deve ter algum critério para selecionar os textos que serão produzidos com os estudantes.
Conforme o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, os autores Dolz e Schneuwly defendem o ponto de vista de que os professores deveriam propiciar em todos os anos, entre outros, o contato com textos da ordem do descrever ações, tais como
Com relação ao papel da escolarização no processo de conceitualização, Fontana (1996) apresenta uma distinção entre as interações cotidianas e as interações escolarizadas. Para a autora, nas interações cotidianas,
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil. Está em acordo com suas orientações:
A proposta pedagógica é um convite, um desafio, uma aposta. Uma aposta, porque, sendo ou não parte de uma política pública, contém sempre um projeto político de sociedade e um conceito de cidadania, de educação e cultura. Um caminho a ser construído, que tem uma história que precisa ser contada, trazendo consigo seus valores; as dificuldades que enfrenta; os problemas que precisam ser superados; seus desejos; as suas vontades. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela educação infantil devem:
Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção:

A. ? Me ajuda a fazer o desenho de um menino usando patins?

P. ? Assim que eu acabar de fazer isso.

A. ? Mas daí não dá tempo!

P. ? Eu já vou. Espera um minutinho.

A. ? Quanto é um minutinho? Um minutinho dá tempo?

Pode ser inferido, com base nessa conversa, que