Questões de Concurso
Filtrar
128 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 26
Questões por página:
De zero a seis anos, ocorre um processo de complexidade do ser humano que não se repetirá durante seu desenvolvimento. As crianças, quando nascem, necessitam de cuidados mínimos e de atenção não muito complexa (comer e dormir certas horas e receber atenção às demandas a que o recém-nascido começa a fazer). Nesse contexto, do desenvolvimento infantil, uma criança de 02 anos é capaz de:
I. Brincar ao lado de outra criança mostrando mais independência. II. Formar frases, repete palavras e aponta imagens de um livro. III. Distinguir a realidade do faz de conta. IV. Falar com clareza grandes sentenças.
Está correto o que se afirma na alternativa:
I. A dependência da criança em relação ao educador. II. O desenvolvimento da linguagem e da motricidade. III. A capacidade de interação com os colegas. IV. A construção do conceito de tempo. V. A fixação de atos exclusivamente mecânicos.
Está correto o que se afirma na alternativa:
Julgue o item que se segue.
As instituições de Educação Infantil são responsáveis pelos procedimentos de avaliação que devem considerar a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês e das crianças e que, de forma assincrônica, buscam acompanhar a prática pedagógica e realizar a observação do processo de desenvolvimento de cada criança e de todo o grupo quanto às suas conquistas, avanços e possibilidades.
Julgue o item que se segue.
O processos de avaliação, na Educação Infantil, pressupõe uma proposta pedagógica que vise a levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas; um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios; um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasado do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.