Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são o educar e o cuidar, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
mostrar texto associado
Na transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação, tanto para as crianças quanto para os professores, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe, sendo capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
mostrar texto associado
As brincadeiras no ambiente escolar relacionam-se com a aprendizagem. Brincar é aprender, pois na brincadeira reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas. O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Julgue o item que se segue.


A infância é uma construção histórica, resultado de um processo complexo de produção de representações sobre as crianças, de estruturação dos seus cotidianos e mundos de vida e, especialmente, de constituição de organizações sociais para as crianças.

Pensando as práticas pedagógicas com bebês, especialmente aquelas que propiciam a interação, é recomendável que: