Filtrar


Questões por página:
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece os campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
São campos de experiências na Educação Infantil, EXCETO:
As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
Na educação infantil, os componentes curriculares também podem ser chamados de Campos de Experiência. O foco, portanto, é justamente na experiência do aluno e nos objetivos de aprendizagem de acordo com cada faixa etária.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os campos de experiência são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:


I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.


II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.


III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.



Está(ão) CORRETO(S):
Quanto as atividades de rotina das crianças, acompanhadas e registradas pelo Auxiliar de Creche, analise os itens a seguir:

I. Café da manhã – opções: “comeu” / “não comeu” / “comeu pouco”.

II. Sono – opções: “dormiu” / “não dormiu”.

III. Evacuação – opções: “fez” / “não fez”.

IV. Atividades para a coordenação motora fina – opções: “Inicial” / “Elementar” / “Maduro”.

V. Atividades para a coordenação motora grossa – opções: “Inicial”. / “Elementar” / “Maduro”

VI. Socialização – opções: “brincou com os colegas” / “não brincou”.


Estão CORRETOS: