Questões de Concurso
Filtrar
54 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 11
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
O método histórico-dialético define que é a partir do conhecimento na sua forma mais contemporânea que se pode compreender a realidade e a própria ciência na sua historicidade. Os processos de trabalho e as tecnologias correspondem a momentos da evolução das forças materiais de produção e podem ser tomados como um ponto de partida histórico e dialético para o processo pedagógico.
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere à compreensão do desenvolvimento do Ciclo de Vida, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo:
I. O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo. É único, quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo. II. Para Rogers, a realidade é um fenômeno subjetivo, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, partindo de sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significados. III. A experiência pessoal e objetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana. IV. A filosofia da educação subjacente ao rogerianismo, denominada de filosofia da educação democrática, consiste em deixar a responsabilidade da educação fundamentalmente ao próprio estudante.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo. É único, quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo. II. Para Rogers, a realidade é um fenômeno subjetivo, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, partindo de sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significados. III. A experiência pessoal e objetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana. IV. A filosofia da educação subjacente ao rogerianismo, denominada de filosofia da educação democrática, consiste em deixar a responsabilidade da educação fundamentalmente ao próprio estudante.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Disciplina:
Pedagogia
Acerca do papel da educação escolar, Mario Sergio Cortella afirma que no início dos anos 80 foi gestada uma concepção que buscou superar tanto a fragilidade inocente contida no otimismo desenfreado, que dava à escola uma papel revolucionário, quanto o imobilismo fatal presente no pessimismo militante que via a escola como reprodutora das condições sociais.
Como o filósofo nomeia esta nova concepção?
Como o filósofo nomeia esta nova concepção?
Disciplina:
Pedagogia
Se ocorre que, por um defeito de um órgão, um homem não suscetível de determinada espécie de sensação, sempre descobrimos que é igualmente incapaz de ter as ideias correspondentes. Um cego não pode ter ideia de cores, nem um surdo de sons. Se restituirmos a cada um deles o sentido que lhe falta, abrindo caminho à entrada dessas sensações, abre-se igualmente caminho às ideias, e ele não terá dificuldade em conceber esses objetos. O mesmo acontece quando o objeto adequado para provocar uma determinada sensação nunca foi aplicado ao órgão correspondente. Um lapão ou um negro não tem nenhuma noção do gosto do vinho. E, embora sejam raros ou inexistentes os casos de uma deficiência desse gênero na mente, casos de pessoas que nunca experimentaram ou que sejam incapazes de experimentar um sentimento ou paixão próprio à sua espécie; apesar disso, encontramos a mesma observação em grau mais atenuado. Um homem de comportamento tímido não pode fazer ideia de um inveterado espírito de vingança ou crueldade, nem um coração egoísta pode facilmente conceber os extremos da amizade e da generosidade. Admite-se facilmente que outros seres possam ser dotados de muitos sentidos que sequer imaginamos, porque as ideias de tais coisas nunca foram introduzidas em nós da única maneira pela qual uma ideia pode ter acesso à mente, isto é, pela sensação efetivamente presente.
(REZENDE, Antônio. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação.13 ed. Rio de Janeiro: Zahar,2005. P.120.)
Sobre a origem das ideias e da maneira como se apreende o conhecimento, as informações anteriores remetem diretamente ao pensamento:
(REZENDE, Antônio. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação.13 ed. Rio de Janeiro: Zahar,2005. P.120.)
Sobre a origem das ideias e da maneira como se apreende o conhecimento, as informações anteriores remetem diretamente ao pensamento: