Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os espaços ocupacionais do assistente social têm lugar no Estado, em empresas privadas, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais, entre outros.
mostrar texto associado
Os novos espaços ocupacionais decorrentes da estratégia neoliberal de desresponsabilização do Estado no atendimento às necessidades e direitos sociais têm se caracterizado pela crescente realização de trabalho voluntário, do qual o assistente social deve recusar-se a participar, tendo em vista o projeto social conservador subjacente.
Sobre as novas possibilidades de ação profissional do Assistente Social, considere as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Participa das atividades de assessoria em diferentes níveis de gestão das políticas sociais.
( ) Participa dos processos de capacitação e acompanhamento das instâncias de controle social.
( ) Participa das ações de cunho intermunicipal ou regional com articulação dos serviços públicos.

As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à inserção do Assistente Social nos espaços socioocupacionais dos diferentes estabelecimentos responsáveis pelas políticas sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. O Assistente Social ingressa nas organizações como parte de um coletivo de trabalhadores, realizando um trabalho combinado ou cooperativo.

II. A relação que o Assistente Social estabelece com o objeto de seu trabalho depende do recorte das políticas sociais realizado institucionalmente.

III. O trabalho do Assistente Social sofre influência dos processos socioinstitucionais por não dispor de todos os meios necessários à execução de seu trabalho.

Assinale:

O mercado de trabalho do assistente social tece-se a partir das transformações sociais, sendo, portanto, um produto social por excelência. As profissões sofrem modificações no curso dos processos sociais, que impõem novas exigências e demandas ao assistente social, redesenhando suas funções e atribuições e redefinindo seu mercado de trabalho e sua formação profissional.

N. L. T. de Almeida e M. M. T. de Alencar. Serviço social: trabalho e
políticas públicas. Saraiva, São Paulo, 2011, p. 102-3 (com adaptações).

Com base no fragmento de texto apresentado acima, assinale a opção correta.