Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Humanização busca transformar as relações de trabalho por meio da ampliação do grau de contato e comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-as do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Fazem parte dos princípios norteadores dessa política a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, além de protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. Na prática assistencial, o princípio da transversalidade visa
O assistente social lida cotidianamente com as diversas expressões da questão social, fruto da relação contraditória entre capital e trabalho, e também vivencia diretamente todos os dilemas mais gerais que acometem a classe trabalhadora. Isso se dá pela sua
No segundo pós-guerra, houve uma considerável expansão do Serviço Social no Brasil, sendo o setor saúde o principal campo de absorção profissional. De acordo com Bravo e Matos, constitui um dos aspectos que contribuíram para essa expansão na área da saúde:
Assinale a alternativa correta.

Conforme Raichelis (2011), a reestruturação produtiva do capital atinge o mercado de trabalho do assistente social tanto no setor público quanto no privado. O movimento nas empresas industriais é de mudança e/ ou redução de postos de trabalho, enquanto no setor público ocorre a ampliação, devido à descentralização dos serviços sociais públicos.

De acordo com a autora, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.

( ) O assistente social é um profissional assalariado e sua inserção no mercado de trabalho perpassa por condições econômicas e sociais previamente determinadas.

( ) O processo de reestruturação produtiva desencadeou mudanças nas operações de diferentes setores da atividade econômica capitalista, alterando estruturas produtivas e, por consequência, o mercado de trabalho.

( ) Nas empresas, os postos de trabalho profissional são reduzidos, quer pela não substituição de trabalhadores desligados quer pela absorção das tarefas do profissional por elementos polivalentes, quanto na transferência das atividades do assistente social para terceiros, na forma de consultoria.

( ) O trabalho dos assistentes sociais nas consultorias empresariais passa a integrar o mercado de trabalho profissional a partir de meados dos anos 1990.

( ) As alterações no mercado de trabalho são evidenciadas a partir de novas formas de contratação, inserção e manutenção do trabalho, além da redução dos postos e consequente desemprego.