Filtrar


Questões por página:
“O que chamo de____________ tem a ver com a incorporação do conceito por parte do aluno de uma forma não mecânica e de possibilitá-lo ‘manusear’ o conceito, ou seja, aplicá-lo a diferentes situações. Por parte do professor, tem o sentido de trabalhar em sala de aula com dados que não levem a generalizações das informações apresentadas e também organiza procedimentos que levem em conta o conhecimento prévio dos alunos”.

(Moraes, Jerusa Vilhena de. In: Castellar, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes,2014, p.100. Adaptado)

A lacuna deve ser preenchida por:
Um dos princípios do raciocínio geográfico é a analogia, que consiste

Em texto de 1995, John Manuel Monteiro afirma que “a nova história indígena no Brasil encontrou um campo fértil para crescer a partir de uma série de elementos novos”.

(O desafio da história indígena no Brasil. Em: Aracy L. da Silva e Luís D. B. Grupioni (orgs). A temática indígena na escola)


Tais “elementos novos” constituem-se

Com relação a tópicos relevantes que envolvem o Brasil, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, energia, desenvolvimento sustentável e ecologia, julgue o próximo item.
O analfabetismo funcional de parcela da população brasileira tem conexão com a falta de qualificação da mão de obra da população economicamente ativa, assim como com a precariedade da participação dessa população no mercado de trabalho e com os baixos salários recebidos.

Leia os trechos a seguir.


“A História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, porém, nem sempre desenvolvido de modo adequado, considerando sua importância para a formação dos indivíduos e de modo que possibilitem a construção de conhecimentos significativos.”


(Disponível em: http://docplayer.com.br/10440110-Fundamentos-e-metodos-do-ensino-de-historia-algumas-reflexoes-sobre-a-pratica.html.)


“Aprender a ser sujeito da história, adquirir a consciência do mundo como o ser-estar-do-homem-no-mundo e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais humano, de modo que por meio de seus atos o homem o construa como um mundo cada vez mais para si mesmo, isso dá certo sobretudo quando se começa desde pequeno.”


(In: Guimarães; Falleiros,2005, p.4.)


Diante das premissas anteriormente expostas e do contexto educacional atual, é possível inferir que ao professor de história: