Questões de Concurso
Filtrar
56 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Cabe perguntar como o livro didático trata a temática indígena: Qual é a imagem dos índios nos livros didáticos? Como o livro didático transmite informações sobre outras culturas e sobre outros povos
[Luís Donisete Benzi Grupioni, Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. Em: Aracy Lopes da Silva & Luís Donisete Benzi Grupioni (org.). A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus,1995. Adaptado]
Entre outras críticas, o artigo citado aponta que os livros didáticos
[Luís Donisete Benzi Grupioni, Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. Em: Aracy Lopes da Silva & Luís Donisete Benzi Grupioni (org.). A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus,1995. Adaptado]
Entre outras críticas, o artigo citado aponta que os livros didáticos
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Leia um excerto da entrevista com o historiador Carlo Ginzburg.
Devo dizer inicialmente que o considero muito mais interessante do que seus seguidores. O que é especialmente desinteressante neles é que tomam as suas metáforas como explicações, o que é um absurdo. É inegável que ele descobriu novos tópicos, novas áreas do conhecimento e teve também algumas ideias interessantes, como, por exemplo, a ideia da microfísica do poder.
(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, As muitas faces da história – Nove entrevistas,2000. Adaptado)
O historiador italiano avalia a obra de
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Por outro lado, bastante diferente é o quadro que se apresenta na produção de material didático e paradidático: é raro o texto didático que não faça referência ao tema e são muito expressivos, em termos quantitativos, os títulos de textos paradidáticos que tomam como referência o evento mineiro de 1788-89. Como poderíamos explicar tamanho distanciamento entre, de um lado, o imaginário nacional e o complexo editorial ligado ao ensino, no plano dos quais ainda se produzem muitos livros e opúsculos sobre o tema e, de outro, a produção acadêmica, com tão reduzidos índices?
[João Pinto Furtado. Imaginando a nação: o ensino da história da Inconfidência Mineira na perspectiva da crítica historiográfica. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História,2001]
O excerto deve ser compreendido
[João Pinto Furtado. Imaginando a nação: o ensino da história da Inconfidência Mineira na perspectiva da crítica historiográfica. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História,2001]
O excerto deve ser compreendido
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Entre os procedimentos, é importante que aprendam a coletar informações em bibliografias e fontes documentais diversas; selecionar eventos e sujeitos históricos e estabelecer relações entre eles no tempo; observar e perceber transformações, permanências, semelhanças e diferenças; identificar ritmos e durações temporais; reconhecer autorias nas obras e distinguir diferentes versões históricas; diferenciar conceitos históricos e suas relações com contextos; e elaborar trabalhos individuais e coletivos (textos, murais, desenhos, quadros cronológicos e maquetes) que organizem estudos, pesquisas e reflexões.
(Brasil. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF)
De acordo com os PCNs, é correto afirmar que
(Brasil. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF)
De acordo com os PCNs, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Uma concepção [de ensino aprendizagem] ________ entende o processo de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual ambos são ativos e estão em interação”.
(Cavalcanti,1998, p.145)
A lacuna é preenchida corretamente por:
(Cavalcanti,1998, p.145)
A lacuna é preenchida corretamente por: