Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os livros necessários no conjunto da organização contábil; o levantamento dos respectivos balanços e demonstrações; o planejamento das opções de investimento e o controle sobre a taxa de absenteísmo são considerados trabalhos técnicos de contabilidade, de acordo com as disposições do artigo 25 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946.

II. Deve o Conselho Federal de Contabilidade publicar o relatório anual de seus trabalhos, em que deverá figurar a relação de todos os profissionais registrados.

Marque a alternativa CORRETA:
A conta “ações em tesouraria” tem por objetivo registrar as aquisições que a empresa faz de suas próprias ações no mercado. Essa conta deverá figurar, necessariamente, no:

O Ativo Imobilizado é o item tangível que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens, cuja utilização se dará por mais de um período (exercício). Em relação ao Ativo Imobilizado, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I O ativo imobilizado, incluindo os gastos adicionais ou complementares, é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição, produção ou construção.

II Quando os elementos do ativo imobilizado tiverem vida útil econômica limitada, ficam sujeitos a depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período, sem prejuízo das exceções expressamente consignadas.

III Quando se tratar de ativos do imobilizado obtidos a título gratuito, deve ser considerado o valor de R$ 0,01 na sua contabilização, pois o ativo deve possuir expressão monetária mínima.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Às entidades, sem finalidade de lucro, aplicam-se os princípios fundamentais de contabilidade, bem como as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas e Comunicados Técnicos, editados pelo Conselho Federal de Contabilidade. A Norma Brasileira de Contabilidade CTG 2001 (R3) “define as formalidades da escrituração contábil em forma digital, para fins de atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)” e, no que trata do registro contábil, determina que contenha o número de identificação do lançamento, relacionado ao respectivo documento, de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem os fatos patrimoniais e, ainda:
Considerando que a relevância e a compreensibilidade são características qualitativas da informação contábil, o que, em conjunto com outros atributos, as tornam úteis para os seus usuários, dando suporte para a prestação de contas, responsabilização (accountability) e tomada de decisão, há que se ter um tratamento cuidadoso com as informações relevantes, sabendo que a ocultação das mesmas pode ser causada por situações como: