Filtrar


Questões por página:
O Balanço Patrimonial (BP) compõe o conjunto completo das demonstrações contábeis obrigatórias e o CPC 26 (R1) dispõe sobre os requisitos para sua apresentação por parte da entidade que reporta. A apresentação dos itens do Balanço Patrimonial segue os critérios de conversibilidade e exigibilidade. Porém há itens cuja apresentação é definida pelo CPC 26 (R1). Um item que NÃO deve ser apresentado no grupo Circulante no BP é:
A administração da Cia. Beta, ao proceder a adoção do conjunto de pronunciamentos técnicos, concluiu que o atendimento ao critério de reconhecimento de um conjunto específico de seus ativos traria informações distorcidas aos seus usuários primários. Segundo a administração da Cia. Beta, tal desdobramento é conflitante com o objetivo das demonstrações contábeis estabelecido na Estrutura Conceitual. Nesse cenário, o CPC 26 (R1) orienta que a entidade:
O relatório contábil-financeiro de propósito geral fornece aos usuários primários informações contábil-financeiras acerca da entidade. De acordo com o texto da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, uma informação NÃO diretamente fornecida pelo relatório contábil-financeiro de propósito geral refere-se a:
De acordo com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, o objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity), que sejam úteis aos chamados usuários primários. É(são) considerado(s) usuário(s) primário(s):
No dia 31/10/2016, a empresa Endividada S.A. obteve um empréstimo no valor de R$ 200.000,00, junto ao Banco Crédito Bom S.A., com vencimento em 6 meses e taxa de juros compostos de 3% a.m.. Os custos de transação pagos, em 31/10/2016, para o obtenção desse empréstimo foram R$ 3.000,00. Em 31/10/2016, ao reconhecer o empréstimo contratado, a empresa debitou a conta Bancos em