Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item.

O trabalho pedagógico da orientação educacional, sob a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, tem como eixo orientador a necessária apreensão, compreensão e transformação do saber, social e historicamente produzido pelos estudantes. Essa perspectiva leva a intervenções pedagógicas somente junto aos estudantes, porque seu campo de atuação se refere ao trabalho com esse público, colocando-os em posição ativa no processo de aprendizagem.
mostrar texto associado
A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item.

A orientação educacional contribui para o processo educativo a partir de uma prática articulada com toda a comunidade escolar, repensando coletivamente o fazer pedagógico, em uma abordagem dialógica que fomenta a tomada de decisão, seja individual, seja coletiva. Esse sentido de trabalho coletivo refere-se especificamente aos membros da escola, visto que seu trabalho tem foco nos objetivos expressos no PPP da escola.
mostrar texto associado
A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item.

O serviço de orientação educacional integra o trabalho pedagógico da escola, atuando na identificação, na prevenção e na superação dos conflitos, colaborando para o desenvolvimento do estudante, tendo como pressupostos o respeito à pluralidade, à liberdade de expressão, à opinião, à democracia da participação e à valorização do educando como ser integral. Nesse sentido, o trabalho do orientador pedagógico está intimamente relacionado às Diretrizes para a Educação em Direitos Humanos, documento norteador de suas práticas.
mostrar texto associado
Com base no texto acima, julgue o item.

Compete à coordenação pedagógica o serviço de assistência didático-pedagógica aos professores, intervindo nas situações didáticas, desde o planejamento até as práticas, e incluindo a construção de espaços de formação pedagógica que conduzam ao desenvolvimento profissional dos professores. Nessa condição, a atuação da coordenação pedagógica dá-se no campo da mediação pedagógica, permitindo a interação entre os sujeitos do processo.
mostrar texto associado
Com base no texto acima, julgue o item.

No contexto escolar, o coordenador pedagógico caracteriza-se como um especialista da ação educativa. Dessa forma, somente a coordenação pedagógica tem autoridade para desenvolver processos de formação pedagógica docente junto aos professores, com vistas a oferecer sua permanente atualização no campo pedagógico, sua área de especialidade.