Filtrar


Questões por página:

Analise os seguintes gráficos, que representam o crescimento populacional de duas regiões metropolitanas brasileiras.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando os gráficos anteriores e com base em seus conhecimentos, essas regiões metropolitanas, no período considerado:

A geógrafa Bertha Becker, no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado pelo IBGE, assinala que no país se destacaram, do ponto de vista geográfico, dois processos fundamentais no encerramento da primeira década deste milênio: a melhoria de condições de parte considerável da população brasileira e a valorização da potencialidade do território nacional.

Considerando este último processo, nele NÃO se inclui:

O Estado do Mato Grosso contava com apenas 38 municípios – quando da divisão do estado em 1977. Esse número salta para 53 no final desta década e, no encerramento de 1980, já são 96 municípios. Atualmente são catalogados 141 municípios. Sobre o crescimento dos municípios que compõem o Estado do Mato Grosso, assinale a alternativa correta:

Leia o texto abaixo.


A teoria criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista e demógrafo inglês, e que ganhou o nome de “Malthusianismo”, foi a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em progressão geométrica e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética. Já a teoria neomalthusiana relacionava a escassez dos recursos naturais da Terra e a distribuição de renda ao crescimento demográfico, sugerindo uma rigorosa política de controle de natalidade aos países subdesenvolvidos.

FARIAS, Caroline. "Teoria populacional Malthusiana". InfoEscola. Adaptado.

Disponível em http://www.infoescola.com/geografia/teoria-populacional-malthusiana/. Acesso em 06 de abril de 2016.


De acordo com os estudos das teorias malthusianas, assinale o item correto.

mostrar texto associado

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.


O texto aborda o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos, qual seja, o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões.