Filtrar


Questões por página:
Considerando as referências técnicas do Conselho Federal de Psicologia para a atuação do psicólogo no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação, qual das assertivas abaixo NÃO é compatível com essas diretrizes propostas?
Sobre os comportamentos agressivos na infância e adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
Para SANTOS (2004, apud BRANDÃO) “(...) a temática da infância passa a ser tratada num duplo registro: de um lado, a defesa do ‘menor abandonado’ - defesa do abandono e da pobreza aos quais foi lançado – e de outro a defesa da sociedade contra o ‘menor criminoso ou delinquente’, portador de uma ameaça potencial à coletividade. “ (p.217). De acordo com o autor, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às formas de intervenção técnica:

A marginalização do menor é aspecto e manifestação do processo social que exclui certos grupos sociais, os quais, por sua vez, marginalizam em massa o menor, quando


I. transferem para este menor as marcas de sua indigência econômica e financeira.

II. o abandonam, carente e desassistido, forçando-o à prática de atividade marginalizantes.

III. provocam, pelas condições de mobilidade, habitação, saúde, incultura, subdesenvolvimento etc., a desintegração individual do jovem em todos os aspectos.


É correto o que está contido em:

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a institucionalização deveria ser excepcional e provisória, sem caracterizar privação de liberdade. Entretanto, na realidade brasileira, há crianças e adolescentes abrigados que permanecem institucionalizados por toda a infância, e até atingem a maioridade nessa condição. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.

Quando uma criança institucionalizada é adotada, a família adotiva deve ser treinada para acolhê-la e respeitar seus comportamentos e hábitos diferenciados, assumindo o comando da relação com o objetivo de treiná-la gradualmente a responder conforme o novo contexto no qual está inserida.