Filtrar


Questões por página:
Ao abordar lazer e Educação Física no âmbito da Educação Física escolar, Marcellino (In: De Marco,2013) destaca as ligações desse componente do currículo com o duplo aspecto educativo do lazer: educação para o lazer e educação pelo lazer. Ao discorrer sobre a educação pelo lazer, destaca que o lazer deve ser incluído nas aulas de Educação Física como conteúdo/objeto de estudo e como forma de ensinar porque é importante incorporar o componente lúdico
De acordo com Ramirez (In: Scarpato,2007), considerando alunos que se encontram cursando 5°,6° ou 7° Ano do Ensino Fundamental, portanto com idades que variam entre 10 a 12 anos, quando se trata de ensinar esporte como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, é recomendável trabalhar
Com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais, Coll et. all. (2000) propôs as dimensões dos conteúdos. A seguir, assinale exemplos de conteúdos atitudinais:
A partir das ideias de Sassaki (1997), entende-se que inclusão é o processo pelo qual a escola se adapta com a finalidade de incluir, em seu sistema, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se prepararem para assumir seus papéis na sociedade. Já para Rodrigues (2006), o conceito de inclusão, no âmbito escolar, implica, antes de tudo, rejeitar, por princípio, a exclusão de qualquer aluno. Rodrigues ressalta, ainda, a necessidade e a capacidade desta pessoa de pertencer ou de se relacionar com uma comunidade. Como forma de minimizar possíveis barreiras para a aprendizagem que os alunos com necessidades educativas especiais possam apresentar em relação aos conteúdos da educação física, sugere-se que:
De acordo com Fonseca (2008) ao brincar, a criança envolve-se em uma atividade ________________ extremamente complexa, não só enriquecendo a sua organização _________________, como estruturando a sua organização perceptiva, cognitiva e neuronal, elaborando conjuntamente sua organização motora adaptativa. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.