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Para Betti e Zuliani (2002), a escolha de conteúdos específicos e estratégias a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física do ensino médio devem obedecer a alguns princípios metodológicos gerais, tais quais estão listados abaixo. Com base no texto dos autores, associe os princípios metodológicos às suas respectivas caracterizações. I) Princípio da inclusão II) Princípio da complexidade III) Princípio da diversidade IV) Princípio da adequação ao aluno ( ) Os conteúdos devem adquirir dificuldade crescente com o decorrer das séries, tanto do ponto de vista estritamente motor (habilidades básicas à combinação de habilidades, habilidades especializadas, etc.) como cognitivo (da simples informação à capacidade de análise, de crítica, etc.).
( ) A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações. ( ) Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos. ( ) Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:
O Coletivo de Autores (2012) defende o conceito de currículo ampliado, que tem como uma das suas referências a relação das matérias enquanto parte e com o currículo enquanto todo. Os autores assinalam que a materialização desse currículo ampliado na escola ocorre por meio da:
Kunz (2006) assinala que a estrutura básica para uma pedagogia do ensino do esporte, na Educação Física escolar, deve estar apoiada nos dois seguintes aspectos teóricos:
O desenvolvimento dos conteúdos nas aulas de educação física pode ocorrer de diferentes formas e métodos. De acordo com Barroso e Darido, no artigo: Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas (2006), para o ensino de esportes na escola, é essencial que:
I. o profissional de Educação Física, quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, propicie aos alunos condições de vivenciá-lo, não descartando a importância do aprender a realizar movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas. Porém, ele não deve se restringir apenas a saber fazer.
II. o profissional de Educação Física, obrigatoriamente, quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, apresente os movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas em questão, valorizando o desenvolvimento esportivo e a assertividade da execução do movimento, sem considerar se houve interação com os outros elementos que envolvem as aulas de Educação Física.
III. os alunos, ao se introduzir o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física, deverão receber as orientações exclusivamente do professor. A execução do gesto motor e da apropriação das regras deve ser prerrogativa para a identificação de talentos esportivos.
IV. o professor aproveite o fenômeno esporte para abordar procedimentos atitudinais, procurando sensibilizar para comportamentos perante a sociedade, como os de participação, cooperação, comprometimento, responsabilidade, respeito, honestidade.
Estão corretas apenas as afirmativas
É necessário visualizar, com nitidez, os diversos caminhos que se estabelecem entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos de ensino. E, nesse sentido, precisar com clareza as relações entre o quê, para quem, e como se ensina e se aprende a cultura corporal de movimento na escola. O principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em procedimentos, conceitos e atitudes. Considerando estes argumentos, eles apontam para