Filtrar


Questões por página:
A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Particularmente no Brasil, as danças, os esportes, as lutas, os jogos e as ginásticas, das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais, compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser conhecido e desfrutado, sem necessariamente ser valorizado. ( ) Na escola, a Educação Física pode fazer um trabalho de pesquisa e cultivo de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular que, por diversas razões, correm o risco de ser esquecidos ou marginalizados pela sociedade. ( ) A construção de brinquedos, a prática de brincadeiras de rua dentro da escola, a inclusão de danças populares de forma apenas eventual nas festas e comemorações contribuem para a construção de efetivas opções de exercício de lazer cultural e para o diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola. ( ) A intensa veiculação pela mídia e o caráter quase universal de determinadas modalidades esportivas como o futebol, o vôlei, o basquete, o boxe e o atletismo permitem a apreciação e a comparação de estilos e maneiras de praticá-las, relacionando-as a diversos grupos sociais e culturais.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A Educação Física constitui-se numa área de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento criadas pelo homem ao longo de sua história. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) É fundamental que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois o profissionalismo não deve ser a meta almejada pela escola. ( ) Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social). ( ) A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso, é necessário manter a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física. ( ) A área de Educação Física, hoje, contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e sem possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise o trecho a seguir.
Essa abordagem tem, por paradigma, a aptidão física relacionada à saúde e por objetivos: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. Embora seus pressupostos e finalidades sejam semelhantes ao modelo biológico higienista que promovia a saúde por meio de atividades nas aulas de Educação Física, alguns aspectos distinguem esta proposição mais recente, conferindo-lhe um caráter renovado. Isto se deve principalmente à incorporação de certos princípios à proposta, como o da não exclusão.
(DARIDO e RANGEL,2005, p.16)
O trecho apresenta qual tendência/abordagem da Educação Física escolar?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais: princípio da inclusão, princípio da diversidade e categoria de conteúdos. Sobre a categoria de conteúdos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA.
Lei a afirmação a seguir.
Numa “sociedade de consumidores” (BAUMAN,2001), as práticas corporais historicamente tematizadas pela Educação Física se inscrevem fundamentalmente no amplo espectro do lazer. Assim, sua função social está referida sempre mais intensamente ao mundo do lazer, campo fortemente vinculado e influenciado pela indústria cultural. Desse modo, compete também à Educação Física fornecer aos alunos meios para situar-se, de forma autônoma e crítica, nessa dimensão da vida social.
(BRACHT,2010, p.3)
Assim sendo já não basta a mera exercitação física ou a aprendizagem das destrezas esportivas. Há que se ampliar