Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Educação Física

Assunto:

Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física

Questões por página:
Analise o trecho a seguir.
Essa abordagem tem, por paradigma, a aptidão física relacionada à saúde e por objetivos: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. Embora seus pressupostos e finalidades sejam semelhantes ao modelo biológico higienista que promovia a saúde por meio de atividades nas aulas de Educação Física, alguns aspectos distinguem esta proposição mais recente, conferindo-lhe um caráter renovado. Isto se deve principalmente à incorporação de certos princípios à proposta, como o da não exclusão.
(DARIDO e RANGEL,2005, p.16)
O trecho apresenta qual tendência/abordagem da Educação Física escolar?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais: princípio da inclusão, princípio da diversidade e categoria de conteúdos. Sobre a categoria de conteúdos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA.
Lei a afirmação a seguir.
Numa “sociedade de consumidores” (BAUMAN,2001), as práticas corporais historicamente tematizadas pela Educação Física se inscrevem fundamentalmente no amplo espectro do lazer. Assim, sua função social está referida sempre mais intensamente ao mundo do lazer, campo fortemente vinculado e influenciado pela indústria cultural. Desse modo, compete também à Educação Física fornecer aos alunos meios para situar-se, de forma autônoma e crítica, nessa dimensão da vida social.
(BRACHT,2010, p.3)
Assim sendo já não basta a mera exercitação física ou a aprendizagem das destrezas esportivas. Há que se ampliar
É possível, ainda, refletir a respeito do professor considerado sob a perspectiva da Dimensão dos Conteúdos, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil,1998). Nessa perspectiva, os conteúdos escolares são abordados em três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Sobre eles, considere as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. A Dimensão Atitudinal refere-se à abordagem das regras, técnicas, dados históricos das modalidades e ainda reflexões a respeito da ética, estética, desempenho, satisfação e eficiência. II. A Dimensão Conceitual diz respeito ao conteúdo ensinado pelo professor, que não deve girar apenas em torno das habilidades motoras e do esporte, mas também da organização, sistematização de informações e aperfeiçoamento. III. A Dimensão Procedimental inclui não só a focalização por parte do professor nas normas, nos valores e nas atitudes, mas também sua vivência dessas durante as aulas; ou seja, não se trata apenas de abordar a cooperação, é preciso vivenciá-la.
Considere o texto a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


Apesar do grande número de abordagens no contexto da Educação Física escolar brasileira, é preciso ressaltar que a discussão e o surgimento dessas tendências significou o abandono de práticas vinculadas ao modelo esportivo, biológico ou, ainda, ao recreacionista, que podem ser considerados os mais frequentes na prática do professor de Educação Física escolar.