Filtrar


Questões por página:
A temática das Danças quando desenvolvida como conteúdo da Educação Física escolar explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Sobre as possibilidades da tematização do conteúdo dança, analise as afirmativas a seguir.

I. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as únicas formas recomendas. II. A perspectiva do trabalho com a dança pressupõe como condição indispensável a consideração de fatores como Fluência, Espaço, Tempo e Peso. III. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.

Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir acerca da Educação Física e sua inserção junto a área das linguagens.
I. A Educação Física escolar, no contexto da área das Linguagens, configura-se como relevante para o processo de formação e desenvolvimento integral dos estudantes, durante o ensino fundamental, oferecendo possibilidades enriquecedoras
PORQUE,
II. ao buscar a ampliação cultural do potencial dos escolares de intervirem em suas realidades proporciona aos mesmos uma maior capacidade se adaptarem à realidade social, por meio da pluralidade das práticas corporais sistematizadas e das representações sociais.

Assinale a alternativa correta.
Os conceitos da aprendizagem motora podem subsidiar o processo-ensino do professor de Educação Física em sua prática pedagógica. Com relação aos fundamentos deste campo de estudo, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando uma tarefa motora possuir entre seus elementos alta complexidade e baixa organização recomenda-se a prática do todo em seu ensino. II. A Complexidade: está relacionada ao número de componentes ou partes da tarefa e às suas demandas de processamento de informações. III. Organização: refere-se à interação (interdependência) das partes ou componentes da tarefa.

Estão corretas as afirmativas:
Os conteúdos de ensino em Educação Física podem ser divididos em categorias de modo a contemplar a concepção de educação integral. Os conteúdos associados ao “saber fazer” são denominados como:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, é recomendável não iniciar uma modalidade de atletismo pensando em oportunizar a prática do esporte apenas aos mais rápidos, aos mais fortes e aos mais habilidosos alunos de uma classe. O aproveitamento das habilidades físicas deve ser contemplado sempre em primeiro plano, visto que a grande tarefa didática da iniciação ao atletismo é aumentar sua atratividade para os alunos com maiores possibilidades de alcançarem grandes resultados no esporte, tornando-o uma atividade esportiva mais agradável aos iniciantes.

II. Correr, saltar e lançar são habilidades físicas de base presentes no atletismo, estão presentes em quase todas as demais modalidades esportivas e são entendidas como movimentos naturais, que significam uma função da natureza humana.

III. A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem e são motivadas a cooperar com os companheiros, a desobedecer as regras do jogo, a desrespeitar os direitos dos outros, a acatar a autoridade, a assumir responsabilidade, a aceitar penalidades que lhe são impostas, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade.


Marque a alternativa CORRETA: