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Um exemplo contemporâneo de sucesso na Indústria Cultural é o K-pop coreano, amplamente disseminado pela música. Assinale a alternativa correta sobre questões relativas a essa indústria:
“Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a criação de grupos no Whatsapp foi uma alternativa adotada na pandemia por 91% das 3,6 mil escolas públicas e privadas ouvidas em uma pesquisa divulgada em agosto de 2021 (G1,04/10/2021).”
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/10/04/whatsapp-fora-do-ar-atrapalha-rotina-de-estudos-ficosem-aula-e-sem-falar-com-professor diz-aluna.ghtml

Considerando a informação apresentada, assinale a alternativa correta sobre a influência das tecnologias da informação e comunicação nas relações interpessoais:
“O desuso da Língua Terena também vem desse processo colonizador em que os povos indígenas passaram, e passam até hoje, com a chegada e ocupação desse continente pelos europeus, visto que não se pode falar de descoberta quando um local já possui moradores, como no caso das Américas.” (PEREIRA,2017, p.30). Assinale a alternativa correta acerca da luta pela sobrevivência das línguas indígenas:
“Na teoria da estruturação, um ponto de partida hermenêutico é aceito na medida em que se reconhece que a descrição de atividades humanas requer familiaridade com as formas de vida expressas naquelas atividades”.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes,2009.

Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.
PORQUE
II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
“Gonzaga foi, pois, o artista que, por meio de suas canções, instituiu o Nordeste como um espaço da saudade. Embora não aquele Nordeste com saudade da escravidão, do engenho, das casasgrandes; mas o Nordeste da saudade do sertão, de sua terra, de seu lugar. Saudade de seus cheiros, seus ritmos, suas festas, suas alegrias, suas sensações corporais. Saudade de migrante ou de homem de cidade, em relação a um espaço idílico onde homem e natureza ainda não se separaram; onde as relações comunitárias ainda estão preservadas, onde a ordem patriarcal ainda está garantida. Um Nordeste de hierarquias conhecidas e preservadas, mas também o Nordeste da seca, das retiradas, da súplica ao Estado e às autoridades por proteção e socorro. Um Nordeste humilde, simples, resignado, fatalista, pedinte. E, ao mesmo tempo, um Nordeste de grande “personalidade cultural”. Um lugar que quer conquistar um lugar para sua cultura em nível nacional, que quer mostrar para o governo e para os do Sul que existe, que tem valor, que é viável. O espaço da cultura brasileira contra as estrangeirices do Sul”.
ALBUQUERQUE, Durval M. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife/ São Paulo: Fundação Joaquim Nabuco/Cortez, 1999.
A partir da ideia de Nordeste discutida no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A ideia de região é, também, uma expressão cultural, possível de ser compreendida sociologicamente por meio das representações que lhe emprestam significado político.
II. As canções revelam múltiplas significações de um Nordeste construído por representações que retratam valores e fenômenos que o constituem socialmente.
III. O Nordeste aparece no texto como um território geográfico possível de ser representado por questões ambientais que constituem seu caráter social.
É correto o que se afirma somente em