Filtrar


Questões por página:
“O significado de ser classificado socialmente como negro não é o mesmo se olharmos para o Brasil do século XIX ou do século XXI. No século XIX, a pele negra remetia diretamente à escravidão e ao trabalho braçal, fosse ele na plantação ou na casa-grande. As diferenças eram asseguradas por um sistema de dominação que tratava negros como objetos, negando direitos políticos e perpetrando castigos físicos. Mais de um século depois, grande parte da desigualdade permanece, mas seus significados são muito distintos”.
Adaptado de ZAMBONI, Marcio. Um modo de olhar para as diversas formas de diferença e desigualdade presentes na sociedade contemporânea, in Sociologia Especial, p.16.
No trecho, utilizado em sala de aula para incentivar o debate sobre “Diferença e Desigualdade”, o docente mostra como, nas duas situações citadas, um marcador social de diferença (ser classificado como negro) torna-se fator de produção e reprodução de desigualdades. Em seguida, caracteriza com os alunos o conceito de “marcadores sociais de desigualdade e de diferença”.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o resultado dessa caracterização, com base no trecho, à exceção de uma.
Assinale-a.
Considere o texto (A), a imagem e a sinopse (B), para responder a essa questão.

A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910). Trata-se da base explicativa sociológica e antropologicamente dos preconceitos, discriminações, racismos, homofobia, sexismo e estereótipos sobre os mais variados grupos, considerados diferentes em comparação a um determinado padrão.

Fonte: OLIVEIRA. Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar da. Sociologia para jovens do século XXI.3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio,2013, p.94).


B) Sinopse: no Filme Online Ace Ventura: um Detetive Diferente (imagem abaixo), Jim Carrey é um detetive amalucado e que conta com grande empatia de animais de estimação, é especializado em encontrá-los. A missão de Ace Ventura no filme é encontrar um golfinho, mascote de um time de futebol americano, que foi sequestrado.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa correta considerando os textos e a imagem.

Figura como tendência recorrente aos especialistas em conflitos de classe a percepção de que, nos marcos das sociedades contemporâneas, a dimensão econômica, outrora essencial, constitutiva, e dinamizadora das lutas classistas, vem sendo suplantada por uma outra, a qual, embora nem sempre se manifeste de modo explícito, pode ser claramente percebida. Recentemente, Klaus Eder, em uma importante apreciação sistemática da questão, expressou sua aquiescência a tal imperativo, ecoando uma espécie de consenso acerca de referido tópico. Diz ele: “a classe e a ação coletiva podem ser analisadas através de uma perspectiva reconstrutivista. A conexão entre elas nos forçou a introduzir um nível mediador de análise...” Esse nível é a:
Sobre identidade e cultura nas ciências sociais, é CORRETO afirmar que
“No Brasil e no mundo, a crise econômica e política, a falta de perspectiva e as distâncias culturais e sociais abrem espaço para discursos extremistas e impulsionam manifestações de intolerância como racismo, homofobia, xenofobia e preconceito religioso. Impulsionados pelas redes sociais, esses episódios de intolerância se multiplicam, revelando uma sociedade cada vez mais discriminatória e menos propensa ao diálogo.” (Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017.)
Tendo em vista a intolerância especificamente religiosa, analise as afirmativas a seguir.
I. Verificando-se os diferentes povos em todo o mundo pode-se dizer que a intolerância é característica específica dos povos subdesenvolvidos e economicamente frágeis. II. A ideia de dubiedade das religiões entre tolerância e intolerância foi revelada em todos os tempos. III. O Brasil, desde a colonização pelos portugueses, tem sido palco de diversas formas de intolerâncias religiosas. IV. Como o mosaico religioso brasileiro é muito extenso, caracterizado desde o início pelo sincretismo religioso, não há casos de intolerância religiosa. V. O país se tornou um laboratório de fé, em razão das mudanças culturais, de modo que algumas religiões caíram no esquecimento e outras se adaptaram ou surgiram.
Estão corretas apenas as afirmativas