Filtrar


Questões por página:

Uma empresa do setor financeiro está passando por uma reestruturação para se adaptar ao novo ambiente macro-econômico que, nos últimos anos, tem apresentado maior concorrência e mais dinamismo.
Um dos diretores, que participava das discussões sobre essa reestruturação, argumentou que a mudança necessária seria complexa porque, segundo ele, como a cultura da empresa estava errada, seria necessário contratar um consultor para realizar as mudanças culturais identificadas como fundamentais para a atuação da empresa nesse novo ambiente.

Diante desses argumentos, constata-se que a proposição do diretor está

A cultura existente em uma empresa pode ser fator agregador ou desagregador, dependendo de sua homogeneidade e de sua aceitação pelos seus componentes.

Para a empresa, a existência de uma cultura forte constitui-se em vantagem porque
Uma empresa do setor bancário atua de maneira bastante agressiva no mercado, sempre buscando informações dos concorrentes para poder antecipar-se ao lançamento de novos produtos. Com esse objetivo, seus empregados são treinados constantemente para serem participativos na criação de novos produtos e na identificação das necessidades do mercado e de seus clientes.

As características apresentadas por essa empresa são relativas à
A cultura organizacional é composta por diversos elementos construídos ao longo do tempo. A cultura organizacional absorve as mudanças e a evolução ocorridas na empresa; por isso, cada organização possui a sua própria cultura.

A cultura organizacional é formada por
As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A cultura organizacional é representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização.