Questões de Concurso
Filtrar
45 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 9
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
O currículo escolar é um conjunto estruturado de conhecimentos e experiências de aprendizagem planejadas que são organizadas de forma sistemática pela escola. Ele é projetado para transmitir valores culturais, habilidades e conhecimentos necessários para preparar os alunos para atuar de forma competente na sociedade.
Julgue o item subsequente.
Os itinerários formativos na reforma educacional estabelecem que o currículo deve ser exclusivamente focado na preparação para o trabalho, eliminando quaisquer componentes culturais e artísticos.
Relacione a coluna B, pela coluna A, de acordo com as características de cada organização curricular.
COLUNA A
I. Disciplinar.
II. Multidisciplinar.
III. Pluridisciplinar.
IV. Interdisciplinar.
V. Transdisciplinar.
COLUNA B
( ) Organização curricular com várias disciplinas sem finalidades entre si para trabalhar um tema em comum.
( ) Organização curricular com maior integração e interconexão.
( ) Organização curricular com disciplinas afins para uma mesma temática.
( ) Organização das áreas do conhecimento, ou seja, matérias.
( ) Organização curricular que possui característica metadisciplinar, transcendendo as disciplinas.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
I. Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
II. Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
III. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.;
IV. Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;
Estão CORRETAS: