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O currículo tem muitos e importantes significados pedagógicos e sociais e compreender esses significados é vital para o ofício de ensinar. Acerca das teorias do currículo, julgue os itens que se seguem.

I As teorias críticas defendem a compreensão do currículo em oposição à aceitação do fazer nele descrito.
II Os conceitos valorizados pelas diferentes teorias permitem-nos distingui-las umas das outras.
III O currículo é como uma bússola que indica os princípios ideológicos norteadores da prática em determinado sistema educacional.

Assinale a opção correta.
Por Currículo Escolar, compreendemos como alternativa CORRETA:
Questão Anulada
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, CEB, 2009.

( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
( ) As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, representou um marco histórico para a Educação Especial no Brasil. Entre as medidas inovadoras e progressistas da LDB, qual delas se destacou por inaugurar um novo paradigma educacional, centrado na participação e no desenvolvimento individual de cada aluno, independentemente de suas características?
A Adaptação Curricular de Pequeno Porte é representada por