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Paganelli (2017, s.p) afirma:
[…] flexibilizar significa garantir o direito à diferença no currículo. Implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas características sociais, culturais e individuais – incorporando também os diferentes modos de aprender e as múltiplas inteligências presentes em sala de aula. De modo que todos se reconheçam no currículo e sejam protagonistas do próprio processo educacional.
Portanto, quando pensamos em um currículo inclusivo, devemos considerar:
1. que a flexibilização é ampla e atende aos preceitos de uma educação para os alunos considerados diferentes.
2. que as condições reais do desenvolvimento dos alunos precedem suas condições biológicas e sociais.
3. que deve ser realizado em colaboração e em parceria com outros professores ou outros profissionais da educação.
4. que implica adaptações, adequações e enriquecimento curricular.
5. que não necessariamente implicará outros formatos de avaliações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. Pode-se dizer que as competências e as diretrizes são comuns, e os currículos são diversos.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não orienta a definição das aprendizagens essenciais, apenas dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
III. Os currículos da educação básica devem ter base nacional comum.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Pode ajudar a formulação dos currículos e das práticas escolares a se reorganizarem em uma diversidade étnicoracial e cultural. II. Contribui para uma melhora na construção de sistemas educacionais que visem à diversidade. III. Contribui para impor limites às práticas pedagógicas de cunho étnico-racial e cultural.
Está CORRETO o que se afirma: