Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Na perspectiva de alguns estudiosos, o conhecimento pedagógico geral é entendido a partir da maneira como o estudante-professor manifesta seus princípios educacionais e utiliza suas estratégias pedagógicas, administrando e organizando a prática pedagógica de modo a superar o simples domínio do conhecimento do conteúdo e alcançar objetivos mais amplos relacionados à educação e à formação dos alunos.
mostrar texto associado
Do ponto de vista curricular, a pluralidade cultural relaciona-se diretamente com a Educação Física escolar, pois ambos têm como estratégia de planejamento pedagógico a utilização de avaliações sobre o padrão correto de movimento.
mostrar texto associado
Segundo o Ministério da Educação, os temas transversais, adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, estão voltados para a compreensão e a construção da realidade social, dos direitos e das responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, bem como a afirmação do princípio da participação política.
mostrar texto associado
As Teorias Críticas afirmam que o currículo escolar produz relação de gêneros, pois nele predomina a cultura patriarcal. Essas teorias criticam a desvalorização histórico-cultural de grupos étnicos, os conceitos de modernidade e afirmam que toda teoria pedagógica é neutra.
mostrar texto associado
Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes.