Filtrar


Questões por página:
O termo transdisciplinaridade foi citado inicialmente por Jean Piaget no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade (1970). Mais tarde, a UNESCO produziu a Carta da Transdisciplinaridade. Esse documento discorre sobre questões que motivam o exercício da transdisciplinaridade e também sobre condições que caracterizam a abordagem. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo e coloque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) Qualquer tentativa de reduzir o ser humano a uma mera definição e de dissolvê-lo nas estruturas formais, sejam elas quais forem, é compatível com a visão transdisciplinar.
( ) A transdisciplinaridade procura o domínio sobre as várias outras disciplinas e a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa.
( ) O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regidos por lógicas diferentes, é inerente à atitude transdisciplinar.
( ) A transdisciplinaridade é complementar à aproximação disciplinar: faz emergir da confrontação das disciplinas dados novos que as articulam entre si; oferece-nos uma nova visão da natureza e da realidade.
( ) A transdisciplinaridade conduz a uma atitude aberta com respeito aos mitos, às religiões e àqueles que os respeitam em um espírito transdisciplinar.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar, é CORRETO afirmar que

O tema saúde e qualidade de vida tem-se constituído como recorrente em diferentes setores da sociedade. Na especificidade das aulas de Educação Física, é reconhecido como centralidade, ou como elemento que é subjacente a diferentes conteúdos, a exemplo da dança, ginástica, esporte, jogo, luta, a depender da perspectiva pedagógica que o(a) professor(a) trabalhe.

Com relação a isso, é CORRETO afirmar que

As práticas corporais de aventura são conteúdos mais recentes no currículo da Educação Física escolar. Sobre elas, analise as sentenças a seguir:


I. Constituem uma das unidades temáticas previstas na Base Nacional Comum Curricular, devendo, portanto, ser garantida sua aprendizagem pelos(as) estudantes.

II. Também podem ser denominadas de esporte de risco, esporte de aventura, esportes alternativos, mas, mesmo com denominações diferentes, expressam pontos que permitem apontar similaridade.

III. Uma das possíveis classificações para as práticas corporais de aventura diz respeito ao ambiente no qual são realizadas.

IV. Para trabalhar esse práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar, é importante discutir a questão da integridade física, bem-estar e relação do homem com o meio ambiente.


Está (ão) CORRETO(S)

A luta como conteúdo da Educação Física escolar vem se fazendo presente em diferentes documentos curriculares, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais da década de 90 e, mais recentemente, na Base Nacional Comum curricular, além dos documentos curriculares dos diferentes estados e municípios de nosso país.
Acerca do ensino da luta, é CORRETO afirmar que