Filtrar


Questões por página:
Como desdobramento da denominada crise epistemológica da área, a Educação Física escolar, sobretudo a partir da década de 1980, passa a contar com diferentes perspectivas para pensar e orientar suas práticas. Algumas dessas perspectivas apontam o que entendem ser o objeto de estudo da área. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
O currículo capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada e comprometida com os interesses das camadas populares tem como eixo a constatação, a interpretação, a compreensão e a explicação da realidade social complexa e contraditória (COLETIVO DE AUTORES, p.17,1992). Essa afirmação expressa uma defesa de um currículo ampliado como possibilidade de superação da ideia de currículo centrado em questões técnicas que, durante muito tempo, foi hegemônico na Educação Física. Qual das opções a seguir aponta a perspectiva que faz essa defesa de currículo ampliado para Educação Física escolar?
Ao considerar que a Educação Física escolar exerce papel relevante, juntamente com os outros componentes curriculares, para o processo de construção da sociedade, é CORRETO afirmar que
Conforme Souza Júnior (2007, p.7), “O que hoje chamamos, no currículo escolar, de Educação Física, nem sempre teve tal designação. Vários termos foram usados, ao longo da história, para referir-se a essa parte da educação. Entendendo que a Educação Física de hoje é, o que, na história da educação, se configurou como componente curricular[...]”.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
Na educação infantil, os componentes curriculares também podem ser chamados de Campos de Experiência. O foco, portanto, é justamente na experiência do aluno e nos objetivos de aprendizagem de acordo com cada faixa etária.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os campos de experiência são:
Assinale a alternativa INCORRETA: