Questões de Concurso
Filtrar
436 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 88
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção. Nesse sentido, a atividade psicopedagógica tem como objetivos, os relacionados a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Analise o seguinte Projeto.
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)
Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)
Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
Disciplina:
Pedagogia
Considerando que para Lenise Garcia (sd) o currículo e a cultura se relacionam, sobre transversalidade e interdisciplinaridade, a autora afirma que
Disciplina:
Pedagogia
No entendimento de Libaneo (et. al.,2003), é importante insistir no entendimento da cultura da escola, a cultura organizacional, porque ela é importante elemento curricular. Em outras palavras, tão relevantes quanto os conteúdos escolares são as aprendizagens das relações vividas na família, na comunidade, nas mídias. Isso é o que Libaneo (et. al.,2003) denomina de currículo
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cristalina - GO
Disciplina:
Pedagogia
As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.