Questões de Concurso
Filtrar
436 Questões de concurso encontradas
Página 39 de 88
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Disciplina:
Pedagogia
“Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada do currículo serão definidos pelos ________________ e pelas ______________, de modo a complementar e enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes realidades”. (RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010).
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
Concurso:
Concurso Prefeitura de Quadra - SP
Disciplina:
Pedagogia
Visa privilegiar determinada cultura e, por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão, por parte dos sujeitos em interação, no caso as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos. O exposto refere-se ao:
Concurso:
Concurso Prefeitura de Quadra - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e assinale a única que NÃO apresenta características sobre a mesma:
Concurso:
Concurso Prefeitura de Quadra - SP
Disciplina:
Pedagogia
A melhor opção que define o aproveitamento de estudos é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e de diferenças, em que a relação entre elas não se distingue com exclusão, não há um mais privilegiado que o outro. É necessária uma educação que garanta o direito à diferença, à multiplicidade, para que, assim, possa-se construir currículos e práticas escolares condizentes com o que é defendido.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um ensino de qualidade provém de iniciativas que envolvem professores, gestores, especialistas, pais e alunos e outros profissionais que compõem uma rede educacional em torno de uma proposta que é comum a todas as escolas e que, ao mesmo tempo, é construída por cada uma delas, segundo as suas peculiaridades.
( ) Acolher as diferenças terá sentido para o professor e fará com que ele rompa com seus posicionamentos sobre o desempenho escolar padronizado e homogêneo dos alunos, se ele tiver percebido e compreendido por si mesmo essas variações, ao se submeter a uma experiência que lhe perpassa a existência.
( ) Um currículo não disciplinar implica um ensino sem as gavetas das disciplinas, em que se reconhece a multiplicidade das áreas do conhecimento e o trânsito livre entre elas. O ensino não disciplinar se assemelha aos temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais, os quais superam a disciplinarização.
( ) As propostas curriculares, quando contextualizadas, reconhecem e valorizam os alunos em suas peculiaridades de etnia, de gênero, de cultura. Elas partem das vidas e experiências dos alunos e vão sendo tramadas em redes de conhecimento, que superam a tão decantada sistematização do saber.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um ensino de qualidade provém de iniciativas que envolvem professores, gestores, especialistas, pais e alunos e outros profissionais que compõem uma rede educacional em torno de uma proposta que é comum a todas as escolas e que, ao mesmo tempo, é construída por cada uma delas, segundo as suas peculiaridades.
( ) Acolher as diferenças terá sentido para o professor e fará com que ele rompa com seus posicionamentos sobre o desempenho escolar padronizado e homogêneo dos alunos, se ele tiver percebido e compreendido por si mesmo essas variações, ao se submeter a uma experiência que lhe perpassa a existência.
( ) Um currículo não disciplinar implica um ensino sem as gavetas das disciplinas, em que se reconhece a multiplicidade das áreas do conhecimento e o trânsito livre entre elas. O ensino não disciplinar se assemelha aos temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais, os quais superam a disciplinarização.
( ) As propostas curriculares, quando contextualizadas, reconhecem e valorizam os alunos em suas peculiaridades de etnia, de gênero, de cultura. Elas partem das vidas e experiências dos alunos e vão sendo tramadas em redes de conhecimento, que superam a tão decantada sistematização do saber.