Questões de Concurso
Filtrar
436 Questões de concurso encontradas
Página 41 de 88
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Silva (2016) discute o currículo e a transmissão cultural que cabe à escola. Com base no autor, identifique a alternativa que completa corretamente a frase: O currículo e suas teorias têm como objeto central _________, que, como construção social, é mutável, instável e provisório(a).
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
As questões referentes a legislação e currículo mereceram destaque no trabalho de Moreira e Candau (2007), no qual se analisa que a liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientam e lhes possibilitam a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade com a parte comum do currículo, bem como com sua parte diversificada. Para esses autores, faz-se necessário atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes, olhando de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização interna. Torna-se fundamental permitir que todos os envolvidos se questionem e busquem novas possibilidades para o currículo. Essa questão se torna primordial quando da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2017), pois essa Base se articula à estruturação dos currículos em cada escola: ambas têm papéis complementares para assegurarem as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo
Disciplina:
Pedagogia
Pesquisas apontam que existem muitas teorias que definem o currículo. Com base nos pesquisadores dessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Em uma perspectiva restrita, currículo se reduz ao sentido da grade curricular, onde estão informadas as disciplinas, tempos e cargas horárias de desenvolvimento de conteúdos.
( ) Em perspectivas mais amplas, o conceito de currículo foi assumido como trajetória humana, vinculado ao sentido etimológico da palavra. Cada estudante faz seu percurso e o currículo é o conjunto de experiências por ele(ela) vivido, incluindo os processos escolarizados
( ) O currículo concebido de maneira restrita tem o sentido de uma estrutura que atua como dispositivo que aprisiona ou que, por meio de uma escala, distribui e determina a ordem de saberes e a sequência das atividades planejadas.
( ) A definição de um currículo mais amplo o aproxima de uma prática formativa na vida dos(as) estudantes e das suas experiências. Nessa perspectiva, o currículo é visto como uma narrativa ou uma trajetória que envolve experiências da vida intra e extraescolares dos(as) estudantes.
( ) Em uma perspectiva restrita, currículo se reduz ao sentido da grade curricular, onde estão informadas as disciplinas, tempos e cargas horárias de desenvolvimento de conteúdos.
( ) Em perspectivas mais amplas, o conceito de currículo foi assumido como trajetória humana, vinculado ao sentido etimológico da palavra. Cada estudante faz seu percurso e o currículo é o conjunto de experiências por ele(ela) vivido, incluindo os processos escolarizados
( ) O currículo concebido de maneira restrita tem o sentido de uma estrutura que atua como dispositivo que aprisiona ou que, por meio de uma escala, distribui e determina a ordem de saberes e a sequência das atividades planejadas.
( ) A definição de um currículo mais amplo o aproxima de uma prática formativa na vida dos(as) estudantes e das suas experiências. Nessa perspectiva, o currículo é visto como uma narrativa ou uma trajetória que envolve experiências da vida intra e extraescolares dos(as) estudantes.
Disciplina:
Pedagogia
As teorias tradicionais definiam o currículo como um processo de racionalização de resultados educacionais, medidos e especificados de maneira rigorosa e cuidadosa. Contudo, com o passar dos anos, essas teorizações foram sendo questionadas e as subjetividades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais passaram a ser consideradas nas pesquisas sobre currículo, desenvolvendo novas teorias: críticas e pós-críticas. A partir dessas considerações, quais categorias passaram a integrar o cabedal teórico das teorias críticas que não estavam presentes no paradigma tradicional?
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
Tratando-se dos currículos para a formação em nível superior, assinale a alternativa CORRETA.