Questões de Concurso
Filtrar
436 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 88
Questões por página:
Sobre o processo avaliativo que consta da Proposta Curricular dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para Língua Portuguesa, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A avaliação deve ser multimodal, multidimensional. Isso quer dizer que ela deve ser feita por meio de diferentes instrumentos e linguagens.
( ) A autoavaliação é uma oportunidade para o aluno se apropriar conscientemente dos conhecimentos que adquire e dos processos desenvolvidos para adquiri-los.
( ) A resposta do aluno a uma questão pode não ser a que prevíamos, mas pode desvelar outras possibilidades de interpretação também ricas, que mereçam nossa consideração.
( ) As perguntas devem apresentar o desejo de induzir o aluno a chegar à resposta inicialmente pensada pelo professor.
( ) A diversidade de instrumentos e situações possibilita avaliar as diferentes competências e conteúdos curriculares em jogo, contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens para contextos distintos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino da gramática, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de investigação dos processos cognitivos que permitem, ao ser humano, fazer uso da linguagem.
( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da gramática.
( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não conhece.
( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências dos alunos, sejam discutidos.
( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com outras gramáticas, além daquela da língua padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.