Filtrar


Questões por página:
[...] Os critérios e os princípios de organização são formas de estabelecer ligações entre os conteúdos, visando conseguir uma ordenação efetiva. Mas, na organização dos conteúdos, devemos também considerar os elementos estruturais dessa ordenação. [...] HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática,2006, p.133. No nível mais operacional, quais são os tipos de estruturas de organização dos conteúdos?
[...] Se as experiências de Geografia da quinta série forem bem relacionadas com as experiências de História da mesma série, elas poderão reforçar-se umas às outras, promover uma maior significação e unidade de visão, constituindo assim um programa educacional mais eficaz; ao passo que, se as experiências estiverem em conflito, poderão anular-se mutuamente, ou, se não têm nenhuma conexão visível, o estudante desenvolverá aprendizagens isoladas que não se relacionam entre si de maneira efetiva quando a pessoa as aplica na sua vida cotidiana. [...] TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo,1977. p.77. A situação descrita no texto corresponde a uma organização do conteúdo programático do tipo
Como é denominada a ação global da escola que envolve os processos de reflexão e decisão sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social?
A respeito de objetivos e conteúdos de ensino, assinale a opção correta.