Questões de Concurso
Filtrar
27 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 6
Questões por página:
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas concomitante e integrada: enquanto a primeira é simultânea ao Ensino Médio, a segunda é voltada para aqueles que já o concluíram. Para ambas as formas, a conclusão do Ensino Fundamental é um requisito.
A indissociabilidade entre educação e prática social é um dos princípios norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio atendendo à formação integrada busca recuperar a concepção de educação politécnica, de educação omnilateral e de escola unitária à base de uma formação para o estudante do Nível Médio organizado e preparado a partir de um projeto que viabilize o exercício de profissões técnicas. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida observando os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e, também, observando as formas apresentadas a seguir, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As normas complementares dos respectivos sistemas de ensino.
( ) As exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.
( ) Os objetivos e definições culturais e sociais fazendo um levantamento da necessidade do mercado local.
( ) As normas complementares dos respectivas sistemas familiares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A perspectiva em relação às continuas mudanças tecnológicas e à cultura organizacional dos contextos socioeconômicos sinalizam a importância, e a necessidade, da preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho. Disposto no Artigo 18 das Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6 de 20/09/12) estão os critérios para planejar e organizar os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A seguir estão apresentados os critérios, diante deles analise as afirmativas a seguir.
I. Atendimento às demandas socioeconômicoambientais da escola, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade.
II. Conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica.
III. Possibilidade de organização curricular. Deixando para o ensino superior a realização dos itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais.
IV. Identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional.
Assinale a alternativa correta considerando os critérios organizados no Artigo 18 da Resolução Nº 6 (de 20/09/12).