Filtrar


Questões por página:
A Lei Geral da Oferta pode ser justificada basicamente de duas maneiras:
I) A elevação de preços estimula uma maior produção em razão do crescimento da receita. Por esse motivo, as empresas sentem-se estimuladas a ampliarem a produção quando o preço de seus produtos se eleva no mercado. II) Uma produção ampliada implica em aumento dos custos de produção. Por esse motivo, as empresas somente se sentirão estimuladas a produzir mais se puderem obter um preço maior, capaz de cobrir os custos de produção. III) Uma produção ampliada significa que os consumidores estão buscando novas tecnologias e que a empresa é capaz de produzi-las. IV) A elevação dos preços desestimula a demanda, então as empresas buscam meios de uma produção a um menor custo, a fim de atrair os clientes.
Estão CORRETAS as seguintes afirmações acima:
Em relação aos conceitos básicos de macroeconomia, julgue como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F), de cima para baixo, os seguintes itens:
( ) O custo marginal é definido como o custo que varia com a quantidade produzida. ( ) A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os compradores desejam adquirir em um dado período de tempo. ( ) Oligopólio ocorre quando os produtos fornecidos pelas empresas são idênticos. ( ) Monopólio é uma situação de mercado em que não existe concorrência no mercado e um único fornecedor abastece os consumidores. ( ) Possibilidades de produção podem ser descritas como diferentes alternativas de combinação de recursos que devem ser consideradas na produção de um bem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Coeteris paribus” é um termo utilizado em economia para:
A oferta representa a quantidade de um certo bem ou serviço que os produtores/vendedores desejam transacionar em certo período. Com relação à oferta e a propósito da expressão a seguir, analise as assertivas abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

I. Aplica-se à curva de demanda, mas não à de oferta de bens ou serviços. II. A curva de oferta demonstra a intenção de compra dos consumidores. III. Diferentemente do indicado na assertiva II, imediatamente anterior, a curva revela, sempre, a compra que foi efetivamente negociada no respectivo mercado de bens ou serviços. IV. A variação da quantidade ofertada, usualmente, segue a mesma tendência/direção do preço.
Está(ão) correta(s) apenas
A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo. Esta é uma característica da: