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Disciplina:
Arquivologia
Leia o texto a seguir.
“A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD [...].”
Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2022, p.56.
De acordo com a versão 2 do e-arq Brasil, adotada pelo CONARQ em junho de 2021, são ações de captura em um SIGAD:
Concurso:
Concurso Prefeitura de Quadra - SP
Disciplina:
Arquivologia
O conjunto de procedimentos que a partir de elementos formais e de conteúdo permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa, é denominado de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Arquivologia
Analisar e denominar o documento utilizando fórmula padronizada para caracterizar a estrutura e o conteúdo do tipo documental, a partir da fundamentação dos princípios tanto da Diplomática, quanto da Arquivística, é o procedimento denominado:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Arquivologia
Conforme GONÇALVES (1998), na fase corrente, o plano de classificação de documentos de arquivo deve abranger todos os tipos documentais produzidos/acumulados pela entidade, pois todos eles devem ser objeto de organização, estando, portanto, sujeitos à classificação e à ordenação. Sendo assim, o plano de classificação será também extremamente útil à elaboração dos planos de destinação e das tabelas de temporalidade, essenciais no processo de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Arquivologia
Na literatura científica do campo da Arquivologia, intensificam-se os debates acerca da necessidade de um novo perfil do profissional de arquivo que não seja apenas um organizador de papéis, que lute por uma posição mais proativa de seu saber, que rompa com o mito da objetividade e imparcialidade da área. Para HEYMANN (2008), existe uma fase no processo de tratamento dos arquivos onde esta concepção do arquivista não como um mero conservador, mas como “produtor” de saber, aparece especialmente. É no processo de: