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A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de treinamento, considerando os níveis de análise organizacional, dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em vários indicadores. São indicadores de necessidades de treinamento:
Uma empresa do ramo alimentício acaba de realizar um treinamento voltado para os funcionários da área operacional. A gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do treinamento no nível dos recursos humanos. Seria um indicador adequado:
Considerando que no âmbito da Gestão de Pessoas, convém não apenas definir conceitos básicos, mas também estabelecer um sistema conceitual que lhes confira coerência, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento de estratégias de capacitação de pessoas frequentemente demanda a elaboração de um diagnóstico de necessidades de treinamento (DNT), o qual envolve a análise das variáveis correspondentes ao nível

A tabela apresenta as quatro etapas que, segundo Chiavenato (2008), devem compor um processo de treinamento e dificuldades apresentadas por um servidor público.


Etapas do Treinamento

I. Transmissão de Informação

II. Desenvolvimento de Habilidades

III. Desenvolvimento de Atitudes

IV. Desenvolvimento de Conceitos


Dificuldades apesentadas por um servidor público

( ) É frequentemente grosseiro no atendimento ao público.

( ) Não conhece a política de progressão funcional do município.

( ) Precisa aprender a usar o sistema do MEC para preencher os indicadores de educação.

( ) Não consegue relacionar os impactos na comunidade com a política municipal de saúde.


Se associarmos cada etapa de treinamento à dificuldade que ela deveria ter sanado, obtemos, de cima para baixo, a sequência