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Frequentemente é dito aos trabalhadores: “Dê o melhor de si!”. Embora esse axioma seja uma instrução destinada a orientar o desempenho do trabalho nas situações cotidianas, pesquisas demonstraram constantemente que instruções vagas como essa podem, na verdade, minar o desempenho
Com a redução de níveis hierárquicos e a formação de equipes de trabalho, os empregados passaram a ser mais exigidos em termos do desenvolvimneto de habilidades, conhecimentos e capacidades. Assinale a alternativa que apresenta uma definição de desenvolvimento de pessoas.
O objetivo do treinamento e desenvolvimento de pessoas é auxiliar para que possa ser extraído o melhor do potencial de cada um, com o intuito de obter um alto padrão de qualidade na equipe, com uma maior produtividade e resultados mais eficientes.
(CHIAVENATO,2009.)

Considerando a temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Treinamento de pessoas em empresas: processo de curto prazo, focado no aprimoramento de habilidades específicas para melhorar o desempenho imediato dos funcionários.

( ) Desenvolvimento de pessoas em empresas: visa o crescimento a longo prazo dos colaboradores, focando no aprimoramento de suas capacidades gerais, competências comportamentais, bem como habilidades para futuras responsabilidades.

( ) Treinamento em empresas: tem por objetivo principal desenvolver as habilidades dos funcionários a fim de aumentar a produtividade no trabalho.

( ) Desenvolvimento de pessoas: é voltado para a capacitação dos colaboradores em atividades específicas, com foco em tarefas e processos operacionais.

( ) Treinamento em empresas: pode ser medido por indicadores de desempenho, como aumento da produtividade, redução de erros e melhoria da eficiência.

A sequência está correta em
O objetivo do treinamento das competências humanas é desenvolver comportamentos, modificando as atitudes negativas e transformando-as em positivas, beneficiando tanto o indivíduo quanto a organização. Considerando que, aliadas às competências conceituais e técnicas, algumas competências comportamentais são essenciais para que um profissional chegue ao cargo de gestor e se mantenha nele, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Filmes e exercícios de dramatização são ferramentas que podem desenvolver competências comportamentais de um profissional para o cargo de gestor.
( ) Energia, rapidez, extroversão, poder de influência e capacidade de assumir riscos e de tomar decisões sob pressão são algumas características comportamentais requeridas para os gestores.
( ) Motivação é uma competência conceitual que visa despertar a curiosidade e o interesse do colaborador.
( ) O objetivo dos programas de treinamentos comportamentais é aperfeiçoar as habilidades técnicas dos colaboradores.
A sequência está correta em
O aprendizado é um processo mental que leva ao conhecimento; desta forma, é possível desenvolver habilidades, desde que o indivíduo queira. Tendo em vista que a aprendizagem está relacionada ao interesse, curiosidade, entusiasmo e motivação, analise as afirmativas a seguir.
I. Processo ativo que significa adquirir conhecimentos e habilidades, ou seja, a aprendizagem envolve a competência conceitual, técnica e comportamental.
II. Implica mudança para melhor, pois modifica o comportamento e obtém conhecimentos e habilidades através da comunicação organizacional.
III. O aprendizado é um processo passivo sem a necessidade de esforço do treinando.
IV. O indivíduo pode adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, mas isso não implica em aprendizado.
Está correto o que se afirma apenas em