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Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Gestão de Pessoas
O comportamento das pessoas que trabalham no hospital é identificado sob a óptica humanística, superando a visão tecnicista resultante dos papéis limitados definidos para elas. Abaixo constam exemplos de aspectos importantes para o alcance dos objetivos e metas de qualquer instituição, principalmente na área hospitalar. Diante do exposto, assinale a alternativa que não representa esses aspectos sob a óptica humanista.
Concurso:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Os processos de atração e retenção de pessoas são aqueles necessários para procurar, encontrar, atrair e engajar pessoas que possuam as competências que a organização necessita para a continuidade e evolução de suas operações. Quanto ao processo de atração e retenção de pessoas no serviço público, analise as afirmativas abaixo: I – O concurso público é o principal componente do processo de atração e retenção de pessoas no serviço público. II – A meritocracia, critério pelo qual há a predominância da atração de pessoas por meio de atributos de status político, econômico e relações pessoais, é a melhor forma de captar pessoas eficientes para o serviço público por garantir a confiança no servidor. III – No processo de retenção de seus servidores, os critérios de ascensão no serviço público devem levar em consideração aspectos subjetivos, avaliando cada servidor de forma individualizada e com critérios próprios. IV – Um total de 20% das vagas na realização de concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da Administração Pública Federal, das autarquias e das fundações públicas, são reservadas para cidadãos negros, desde que o concurso ofereça mais que três vagas. São corretas as afirmativas
Em um contexto de constantes mudanças, seja por conta das alterações internas ou externas do ambiente institucional, há a necessidade da implementação de políticas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, promovendo a institucionalização de ações voltadas à educação profissional dos colaboradores da organização. O Ministério Público de São Paulo, por exemplo, conta com a Escola Superior do Ministério Público para desenvolver ações desse tipo, configurando a chamada “educação corporativa”. Dentre os benefícios e os riscos nesse modelo de treinamento e desenvolvimento institucional, é correto assinalar:
Concurso:
MPE-CE
Disciplina:
Gestão de Pessoas
A respeito de aspectos da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
A educação corporativa tem foco no conhecimento acadêmico e visa incorporar ao ambiente organizacional metodologias e conhecimentos advindos da educação formal praticada nas escolas tradicionais.
A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.
Os programas de treinamento são estabelecidos após o mapeamento das competências organizacionais, divisionais e individuais.
Os programas de treinamento são estabelecidos após o mapeamento das competências organizacionais, divisionais e individuais.