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A escola é uma importante instituição social, responsável pela socialização do indivíduo, mas também local de reprodução da desigualdade social, é a leitura que se faz pelo enfoque da sociologia da educação. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As desigualdades entre os seres humanos podem ser caracterizadas como naturais, pela diferença na morfologia (estatura, peso, saúde, cor dos olhos, cor dos cabelos dentre outros) e também quanto à capacidade mental, mas essas desigualdades não são suficientes para explicar as desigualdades sociais que estão relacionadas com à possibilidade de acesso aos bens sociais. Nesse caso, trata-se da estratificação social, presente nas sociedades complexas. Levando em consideração três sistemas de estratificação social: de Castas, Feudal e de Classes. Em relação aos sistemas de estratificação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Em 1993, um adolescente negro chamado Lawrence foi morto em um ataque por motivos raciais, nas mãos de cinco jovens brancos, quando ele esperava o ônibus, na parada, com um amigo, no sudeste de Londres. Sem ser provocado, o rapaz atirou-se sobre Lawrence, apunhalou-o duas vezes e deixou-o estendido no chão até morrer. O fato de ninguém ter sido condenado por seu assassinato é visto como um grave erro judicial”. (GIDDENS,2008: 209). Dentre as noções mencionadas logo abaixo, assinale a que melhor se aplica à situação descrita por Anthonny Giddens.
Concurso:
SEE-PE
Disciplina:
Sociologia
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Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
Ainda que não constituam uma instância de enfrentamento da discriminação racial, as políticas de ação afirmativa representam um poderoso instrumento de luta contra as desigualdades sociais, pois contribuem para o aumento das oportunidades de acesso da população negra à educação formal.
Concurso:
SEE-PE
Disciplina:
Sociologia
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Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
O resultado das políticas de ação afirmativa em relação à redução das desigualdades sociais é observado ao longo do tempo, como um efeito cascata, consequência do papel da educação na inserção do indivíduo no mercado de trabalho.