Questões de Concurso
Filtrar
80 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Sociologia
“Portanto, parece-nos razoável considerar ação afirmativa todo programa, público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo. Etnia, raça, classe, ocupação, gênero, religião e castas são as categorias mais comuns em tais políticas. Os recursos e oportunidades distribuídos pela ação afirmativa incluem participação política, acesso à educação, admissão em instituições de ensino superior, serviços de saúde, emprego, oportunidades de negócios, bens materiais, redes de proteção social e reconhecimento cultural e histórico”.
(FERES JUNIOR, João et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. EdUERJ,2018.p.13).
A partir da conceituação apresentada acima podemos afirmar que são políticas de ação afirmativa em execução no Brasil:
(FERES JUNIOR, João et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. EdUERJ,2018.p.13).
A partir da conceituação apresentada acima podemos afirmar que são políticas de ação afirmativa em execução no Brasil:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Sociologia
Lélia Gonzales diferencia o racismo experimentado nos Estados Unidos da América, de colonização anglo-saxã, do experimentado na América Latina, de colonização ibérica. Para ela o primeiro seria um racismo por segregação, enquanto segundo se daria por denegação. Como consequência, enquanto lá a identidade negra foi reforçada, por aqui o mito da democracia racial imperou durante séculos, podendo ainda ser visto em diversas situações contemporâneas. Esta diferença ocorre, nos termos da autora, porque
Disciplina:
Sociologia
Charles Wright Mills (1916-1962) foi um sociólogo americano conhecido por traçar uma importante reflexão sobre algumas das tradicionais dicotomias ocidentais, pensando a relação entre público-privado e individuo-sociedade através do conceito de “imaginação sociológica”. Tal categoria era central para o entendimento que Mills possuía da reflexão sociológica, pois, para o autor ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Disciplina:
Sociologia
“Todo mundo sabe onde está colocada a honra da mulher. Não é segredo para ninguém que a honra da mulher, o seu caráter, o seu idealismo, a sua consciência, todos os sentimentos, enfim, que a distinguem da vaca ou da cadela, foram colocados, por convenção dos homens, justamente na parte do corpo que mais a aproxima desses animais. Os homens, no afã de conseguirem um meio prático de dominar a mulher, colocam-lhe a honra entre as pernas”.
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
Disciplina:
Sociologia
“Contra a ideologia carismática segundo a qual os gostos, em matéria de cultura legítima, são considerados um dom da natureza, a observação científica mostra que as necessidades culturais são o produto da educação. A pesquisa estabelece que todas as práticas culturais (frequência aos museus, concertos, exposições, leituras) e as preferências em matéria de literatura, pintura ou música, estão estreitamente associadas ao nível de instrução e, secundariamente, à origem social. A hierarquia socialmente reconhecida das artes - e, no interior de cada uma delas -, dos gêneros, escolas ou épocas, corresponde à hierarquia social dos consumidores. Eis o que predispõe os gostos a funcionar como marcadores privilegiados da ‘classe’”.
Adaptado de BOURDIEU, Pierre. A Distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk,2007, p.9.
Do ponto de vista teórico-metodológico, as proposições de Pierre Bourdieu tiveram enorme impacto no uso da arte no ensino de sociologia, ao
Adaptado de BOURDIEU, Pierre. A Distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk,2007, p.9.
Do ponto de vista teórico-metodológico, as proposições de Pierre Bourdieu tiveram enorme impacto no uso da arte no ensino de sociologia, ao