Questões de Concurso
Filtrar
75 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 15
Questões por página:
A questão racial na educação escolar é abordada por Nelson Piletti e Walter Praxedes (2010). Marque (V) para as sentenças VERDADEIRAS e (F) para as sentenças FALSAS, segundo o texto dos autores citados.
( ) Alguns mecanismos racistas são incorporados pelos próprios negros para justificar a desigualdade social.
( ) As políticas de diversidade cultural na educação se concentram na adoção de cotas sociais e raciais, ao promover o acesso de grupos socioculturais contra-hegemônicos.
( ) O “racismo à brasileira”, expressão dos autores que se aproxima do conceito de “democracia racial” de Gilberto Freyre, destaca como as relações sociais alimentam, em grande medida, a invisibilidade das relações racistas no Brasil.
( ) As ideias de universalidade do conhecimento e da supremacia cultural utilizadas pelos dominantes dependem da aceitação por parte dos dominados de certos valores e concepções.
( ) Dada a situação crítica no Brasil, a adoção de cotas afirmativas são suficientes para resolver o modelo educacional racista do país.
A sequência CORRETA é:
Conforme o autor é correto afirmar que
Dessa maneira, conforme a visão do autor:
I. No Brasil, todos os alunos entram na escola, ou a maioria entra, mas nem todos saem da escola devidamente escolarizados, aptos a enfrentar a vida como verdadeiros cidadãos.
II. A instituição escolar precisa desenvolver programas que, reconhecendo as diferenças e respeitando-as, promovam a igualdade de oportunidades para todos, o que se traduz pela oferta de escola de qualidade.
III. Os negros, ao longo da história do Brasil, têm sido, juntamente com os índios, os mais discriminados.
IV. Os grupos minoritários da população brasileira devem superar os problemas de ordem educacional ou socioeconômica de forma individual, sem a necessidade de programas e políticas escolares ou afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
A respeito dessas teorias é correto afirmar-se: