Filtrar


Questões por página:

De acordo com as atuais Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), julgue o item a seguir.


O carboidrato, independentemente da proporção, é o nutriente que exerce maior influência na variabilidade glicêmica pós-prandial.

De acordo com as atuais Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), julgue o item a seguir.


A quantidade recomendada de gorduras na dieta é de 40% a 65% das calorias, devendo-se considerar as condições clínicas da pessoa, seu perfil lipídico e a presença de fatores de risco cardiometabólico.

Na terapia nutricional do diabetes mellitus tipo 2, a distribuição de carboidratos na dieta deve considerar a qualidade das fontes alimentares, os valores e as preferências pessoais e os objetivos da intervenção. Segundo a classificação de dietas a partir dos percentuais de carboidratos, uma dieta com restrição moderada de carboidratos (low carb diet) é aquela que fornece:
Dona Maria,64 anos de idade, chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua cidade com a queixa de perda de peso inexplicada. Durante a anamnese, foram coletadas informações importantes, como poliúria, polidpsia e polifagia. Após a consulta, foi explicado para dona Maria que esses sintomas são característicos de:
Em relação às orientações nutricionais no Diabetes Mellitus, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Recomenda-se que o plano alimentar seja fracionado em quatro a cinco refeições, sendo três principais e uma composta por lanche, levando em consideração a individualidade e a rotina diária. Essa recomendação considera os efeitos benéficos desse plano para todo o corpo, com oferta constante de micronutrientes e contribuição para a saciedade. (_) Alimentos diet, light ou zero podem ser indicados no contexto do plano alimentar, mas não de maneira exclusiva. É necessário respeitar as preferências individuais e o poder aquisitivo do paciente e da família. (_) Sacarose e alimentos contendo sacarose não são proibidos para indivíduos com diabetes, uma vez que não aumentam a glicemia mais do que outros carboidratos, quando ingeridos em quantidades equivalentes. Dessa forma, a sacarose pode ser inserida no contexto de uma alimentação saudável. No entanto, se adicionada à refeição, deve haver substituição de outras fontes de carboidratos e compensação com doses adicionais de insulina.