Questões de Concurso
Filtrar
193 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 39
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
Na perspectiva metodológica apresentada por Soares (1992), que é a CRÍTICO-SUPERADORA, implica em aproximar “[...] o aluno da percepção da totalidade das suas atividades, uma vez que lhe permite articular uma ação (o que faz), com o pensamento sobre ela (o que pensa) e com o sentido que dela tem (o que sente).” Esta orientação, segundo Soares (1992) deverá ser aplicada para:
Disciplina:
Educação Física
Soares (1992) discute o que vem a ser Educação Física e apresenta, provisoriamente, a sua compreensão de Educação Física, criticando as demais. Assim, para Soares (1992, p.50) Educação Física, provisoriamente:
Disciplina:
Educação Física
No nível hierárquico da educação física, o último nível apresentado por Betti (1991), “embora os graus de liberdade tenham diminuído, pois muitas decisões já foram tomadas nos níveis superiores, eles ainda são muitos para o professor, ou seja, ele pode ou não acatar as sinalizações dos níveis superiores”, quer dizer, em última análise:
Disciplina:
Educação Física
In Betti (1991, p.162) “A ausência de reflexão teórica e de produção de conhecimentos científicos, e a consequente falta de realimentação das práticas foram fatores que retardaram a caracterização da Educação Física como área de conhecimento específico e facilitaram a sua instrumentalização para fins diversos, já que ela tem sido historicamente considerada pelo sistema educacional brasileiro como...”:
Disciplina:
Educação Física
A educação física escolar para Betti (1991) é concebida como um sistema aberto e hierárquico, sendo constituído de quatro níveis: o primeiro é o Macrossocial; o segundo é o Sistema Educacional; o terceiro é o Sistema Escolar, e o quarto é a Educação Física; sendo que o quarto é subsistema do terceiro; o terceiro é subsistema do segundo e, este, do primeiro. Assim: